Espiritualidade Reversa

Talvez você nunca tenha ouvido falar no termo “Espiritualidade Reversa” e esteja curioso com o seu signigicado. Mas antes de conhecer o sentido total do termo é importante entender as palavras que o constituem separadamente. Vamos ver:

O Dicionário traduz a palavra “espíritualidade” da seguinte maneira:

  1. Característica ou qualidade do que tem ou revela intensa atividade religiosa ou mística; religiosidade, misticismo.
  2. Qualidade do que é Espiritual

Dicionário Oxford

A espiritualidade pode ser definida como uma “propensão humana a buscar significado para a vida, por meio de conceitos que transcendem o tangível, à procura de um sentido de conexão com algo maior que si próprio”. A espiritualidade pode ou não estar ligada a uma vivência religiosa…

Pode-se traduzir a espiritualidade como uma “dimensão do homem” como ser naturalmente religioso, que constitui, de modo temático ou implícito, a sua mais profunda essência e aspiração. Alguns autores, porém, defendem a existência de uma espiritualidade inclusive em meio ao ateísmo. André Comte-Sponville fala de uma “espiritualidade sem Deus” no sentido de uma abertura para o ilimitado, um reconhecimento de sermos seres “relativos”, mas abertos para o “absoluto”. Seria o reconhecimento da dimensão misteriosa e ilimitada da existência, que não precisaria passar por alguma explicação religiosa; uma experiência que vai além do intelecto.

Apesar de todos os esforços feitos, na tentativa de definir os sentidos desta palavra, falta um ângulo da espiritualidade, que não é abordado nem esclarecido:

Espiritualidade Reversa

Talvez, isto soe de uma forma estranha e desconhecida, todavia, faremos uma meditação e abordagem sobre esta questão. Você entenderá, que tudo que foi esclarecido, até agora, deixou escapar este detalhe importantíssimo.

O ‘absoluto’, o ‘transcendental’, e a ‘dimensão ilimitada da existência’, é fruto da imaginação, que caminha por uma trilha complexa e inconcebível para a mente humana. É necessário um espaço maior para pesquisar a essência deste tema. Vamos lá:

  1. Para os que acreditam, existe um Deus Criador do universo e de tudo o que nele há. Para quem não acredita na existência de Deus, existe o Acaso ou outra força qualquer, que trouxe tudo a existência. Este “Deus”, para ser Deus, deve possuir todos os atributos que O fazem o único do universo.
  2. As Escrituras Sagradas revelam: “Deus é espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” (João 4:24)
  3. Desvendar esse “Deus-Espírito”, se aproximar Dele para O adorar, é o mesmo que trilhar pelo caminho da verdadeira espiritualidade.”
  4. Este caminho, que visa a busca da ‘perfeição’ espiritual, procurando alcançar o mesmo grau de Deus, o qual Jesus traçou: “Sede vós, pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus.“ (Mateus 5:48) Aqui, apresenta um tipo de espiritualidade diferente de tudo o que foi definido nas literaturas e nos segmentos espiritualistas.
  5. Chamamos a isto: ESPIRITUALIDADE REVERSA, onde, o ser humano, alcança um nível espiritual elevado, em sua dimensão humana, assim, como Deus é, na Sua dimensão divina.
  6. Ela é REVERSA, por ser diferente de tudo o que foi definido até agora. Enquanto conceituam ‘espiritualidade’, como sendo uma ‘dimensão misteriosa e ilimitada da existência,’ rumo ao ‘absoluto’, isto não conduz à mudança da natureza pecaminosa do ser humano. Pode até conduzir à mudança de comportamento, mas, não extingue os instintos carnais, próprios da natureza dos mortais.
  7. A ESPIRITUALIDADE REVERSA, caminha em direção a Deus, consciente de que Ele é o único que tem o poder de ‘santificar’ o homem. As Escrituras Sagradas, diz o seguinte: “E não profanareis o meu santo nome, para que eu seja santificado no meio dos filhos de Israel. Eu sou o SENHOR que vos santifico. (Levítico 22:32)“E as nações saberão que eu sou o Senhor que santifico a Israel, quando estiver o meu santuário no meio deles, para sempre.” (Ezequiel 37:28)
  8. Observe que a ESPIRITUALIDADE REVERSA é uma obra de Deus no homem. Na medida que ele se aproxima de Deus, vai alcançando
  9. patamares dessa ‘espiritualidade’. Ele vai alcançando um nível elevado, onde o seu ‘eu’, vai sendo sufocado, ao ponto de: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim… (Gálatas 2:20)
  10. Na ESPIRITUALIDADE REVERSA, o ‘eu’ fica na inércia, a imagem e a semelhança de Deus passa a ser refletida. Dele emana uma irradiação divina, que sem palavras, revela a sua natureza santificada. Quem se aproxima dela, sente radiações divina.
  11. Quem se aproxima de Deus, não precisa divulgar ou tocar trombetas, para que vejam isto. Ao contrário, quem se aproxima de Deus, pressente a sua imperfeição. Sente nojo de si mesmo, e deseja, ansiosamente, se libertar de tudo que o afasta de Deus. Para isso, sente a necessidade da transformação genuina, que só Deus pode operar. Por essa razão, a “Espiritualidade Reversa”, conduz a criatura buscar, mais ainda, a presença de Deus, na expectativa de receber esta transformação.
  12. Isto sim, é que é a verdadeira ‘Espiritualidade’. Onde a pessoa, sem pressentir, torna-se num instrumento da paz, manipulado por Deus. Ele passa a ser útil nas mãos de Deus. Passa a beneficiar ao próximo, com seu exemplo, e atributos divinos.
  13. Observe, que tudo o que foi exposto, é o inverso das conceituações do universo espiritualista. Onde a ‘espiritualidade’ é uma utopia, sem utilidade social. Além de ser egoísta, ela transmite uma sensação de superioridade, para aquele que a exerce, colocando-o num patamar superior aos demais seres humanos. Vemos neste universo, os Dalai-lamas, os exotéricos, os pensadores, os rabinos, os eruditos e filósofos, que se consideram os “magnatas do saber”.
  14. Enquanto os ‘espiritualistas’ visam desvendar os mistérios da existência, aqueles que exercem a “Espiritualidade Reversa”, visam se desvencilhar de suas imperfeições, para serem “a imagem e semelhança de Deus”, afim de revelar o Seu amor. Enquanto uns buscam o aperfeiçoamento moral, o outro, busca refletir a imagem e semelhança de Deus.

Muito ainda poderia ser acrescentado sobre as diferenças entre ambos, porém, esta tarefa transfiro para você. Deixe sua dúvida ou opinião, qualquer comentário positivou ou negativo será considerado.

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais
Falsos deuses e suas consequências

Falsos deuses e suas consequências

No livro de Êxodo, capítulo 20, verso 3, alega o seguinte: "Não terás outros deuses diante de mim." Isto pode ser encarado como uma ordem, um pedido, como um conselho

Igreja ou Casa de Deus?

Igreja ou Casa de Deus?

Aparentemente ambas se referem à mesma coisa. Porém, a essência destas palavras tem conotações diferentes. Veja porque: IGREJA: Pode se referir à instituição religiosa na totalidade, que engloba uma comunidade

O Agir de Deus

O Agir de Deus

Eram 10:00 hs. da manhã, o sol ardia na pele, caminhávamos numa rua comercial da cidade. Quando o meu companheiro de trabalho missinário, me tocou apontando para frente: _ Olha

Por que Deus é Deus?

Por que Deus é Deus?

Nos deparamos, na atualidade, com milhares de deuses criados pelo ser humano, na trajetória de sua história. Cada nação ou civilização, moderna ou antiga, possuem os seus deuses representativos na

A ALMA EXISTE?

A ALMA EXISTE?

- O conceito de “alma” como sendo a ‘parte imaterial, espiritual ou consciente de um ser vivo e sobrevive a morte’ é milenar. Conforme os achados e documentários arqueológicos, este

Por que devo acreditar na Bíblia?

Por que devo acreditar na Bíblia?

Nos deparamos, no dia a dia, com um universo de evangélicos, teólogos, padres, pastores, filósofos, eruditos e religiosos de infinitos segmentos, com suas crenças, tradições, cultos e rituais, alicerçados nas