Ressurreição ou Reencarnação?

Estas palavras estão presentes em diferentes tradições religiosas e filosóficas. Alguns eruditos e filósofos, veem alguma sintonia entre elas. Entretanto, elas possuem conceitos muito diferentes. Veja:

Definição:

  • Ressurreição: Refere-se ao retorno à vida de uma pessoa que morreu. Em muitas tradições religiosas, a ressurreição está associada a eventos divinos ou milagrosos, onde uma pessoa morta é trazida de volta à vida. Isto é: o corpo morto retorna à vida.
  • Reencarnação: Envolve a crença de que a alma de uma pessoa, após a morte do corpo, pode renascer em um novo corpo. A pessoa reencarnada pode ter uma nova identidade, personalidade e vida. Isto é: O espírito deixa um corpo e renasce em outro diferente.

Processo:

  • Ressurreição: É geralmente considerada como um evento único e sobrenatural. Na tradição cristã, por exemplo, a ressurreição está ligada à figura de Jesus Cristo, que ressuscitou dos mortos.
  • Reencarnação: É vista como um processo cíclico, no qual a alma passa por sucessivas vidas em diferentes corpos. Acredita-se que a qualidade da próxima vida pode ser influenciada pelas ações e experiências da vida anterior.

Crenças Religiosas:

  • Ressurreição: É uma crença comum em algumas tradições cristãs, como o cristianismo, onde a ressurreição de Jesus Cristo é central para a fé.
  • Reencarnação: É uma crença encontrada em várias religiões, como o hinduísmo, budismo, sikhismo e algumas tradições esotéricas.

Propósito e Significado:

  • Ressurreição: Muitas vezes, a ressurreição está associada a eventos redentores e salvíficos, simbolizando a vitória sobre a morte e a promessa de vida eterna.
  • Reencarnação: Geralmente é vista como parte de um processo de aprendizado e evolução espiritual, onde a alma tem a oportunidade de crescer e se aprimorar ao longo de várias encarnações.

Tempo:

  • Ressurreição: É frequentemente vista como um evento futuro, associado a um fim de tempos ou um julgamento final.
  • Reencarnação: É considerada como um processo contínuo que ocorre ao longo do tempo, sem um evento único de ressurgimento.

É importante notar que esses conceitos variam amplamente entre as diferentes tradições religiosas e filosóficas, e as interpretações específicas podem diferir dentro de cada tradição.

Qual é a posição da Bíblia sobre o tema da Ressureição?

As Escrituras Sagradas apresentam oito casos de ressureição, Vejamos:

  • Elias ora a Deus e o filho morto da viúva de Serepta Revive (1Reis 17:18-23)
  • Eliseu roga a Deus pelo filho da viúva Sunamita e o menino volta á vida (2Reis 4: 28-37)
  • Um homem revive ao tocar nos ossos de Eliseu (2Reis 13:20-21)
  • Jesus Ressuscita a Filha de Jairo (Lc. 8:41, 42, 49-56)
  • Jesus Ressuscita o Filho da viúva de Naim (Lc. 7:11-16)
  • Jesus Ressuscita Lázaro (Jo 11: 1-45)
  • A Ressurreição de jesus (Jo 20: 1-10)
  • Ressurreições ocorridas após a morte de Jesus (Mat 27: 52 e 53)

Qual a posição da Bíblia sobre a reencarnação?

Não existe nas Escrituras, sequer uma demonstração clara de reencarnação. Alguns filósofos espiritistas, apresentam o caso de João Batista como sendo a reencarnação do profeta Elias. Entretanto, este caso esbarra na questão de que o profeta não tenha morrido. Ele foi arrebatado num carro de fogo ao céu, sem provar a morte (2Reis 2: 9-14). É lógico, que não existe reencarnação, sem a morte do corpo.

A crença na reencarnação não é explicitamente mencionada na Bíblia de forma direta. A maioria das religiões que aceitam a reencarnação como um conceito central não baseiam essa crença na Bíblia, mas em textos religiosos específicos de suas tradições. Entretanto, Alguns reencarnacionistas se baseiam em “interpretações” de algumas passagens das Escrituras, sugerindo a reencarnação. Tais interpretações são muito controversas e não são aceitas pela maioria dos estudiosos das Escrituras Sagradas.

A interpretação de textos religiosos pode variar significativamente, e diferentes tradições religiosas podem ter abordagens distintas sobre a reencarnação. Em última análise, a questão da reencarnação na Bíblia é debatida e não há um consenso claro entre os estudiosos e as diferentes correntes religiosas. Muitas tradições cristãs, por exemplo, interpretam as escrituras de maneira a negar a reencarnação, enquanto outras tradições religiosas podem ter interpretações diferentes. Para terminar, perguntamos:

Qual a posição de Jesus sobre o tema da Reencarnação?

No evangelho de João, 5:28 e 29, lemos:

“Não vos admireis disso, porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida, e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação.”

Jesus não estava se referindo à reencarnação, porque:

  1. Ele se refere ‘aos que estão nos sepulcros’. Sabemos que a alma não habita os sepulcros,
  2. Ele enfatiza: ‘sairão’. Isto demonstra que o que sai, é o que estava dentro do sepulcro. (Que não é o espírito).
  3. Ele esclarece: “para a ressurreição da vida.” É óbvio que Jesus se referia ao corpo mortal que receberia ‘vida.’ O espírito já tem vida, sem influência da morte.

Podemos concluir então com segurança que Jesus pregava a Ressurreição e não a Reencarnação.

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais
Falsos deuses e suas consequências

Falsos deuses e suas consequências

No livro de Êxodo, capítulo 20, verso 3, alega o seguinte: "Não terás outros deuses diante de mim." Isto pode ser encarado como uma ordem, um pedido, como um conselho

Igreja ou Casa de Deus?

Igreja ou Casa de Deus?

Aparentemente ambas se referem à mesma coisa. Porém, a essência destas palavras tem conotações diferentes. Veja porque: IGREJA: Pode se referir à instituição religiosa na totalidade, que engloba uma comunidade

O Agir de Deus

O Agir de Deus

Eram 10:00 hs. da manhã, o sol ardia na pele, caminhávamos numa rua comercial da cidade. Quando o meu companheiro de trabalho missinário, me tocou apontando para frente: _ Olha

Por que Deus é Deus?

Por que Deus é Deus?

Nos deparamos, na atualidade, com milhares de deuses criados pelo ser humano, na trajetória de sua história. Cada nação ou civilização, moderna ou antiga, possuem os seus deuses representativos na

A ALMA EXISTE?

A ALMA EXISTE?

- O conceito de “alma” como sendo a ‘parte imaterial, espiritual ou consciente de um ser vivo e sobrevive a morte’ é milenar. Conforme os achados e documentários arqueológicos, este

Por que devo acreditar na Bíblia?

Por que devo acreditar na Bíblia?

Nos deparamos, no dia a dia, com um universo de evangélicos, teólogos, padres, pastores, filósofos, eruditos e religiosos de infinitos segmentos, com suas crenças, tradições, cultos e rituais, alicerçados nas