A Pirâmide Espiritual

Decifrar a vida, é uma tarefa complicada. Alguns a entendem como sendo o período entre o nascimento e a morte. Entretanto, a complexidade, vai além deste conceito. Muitos conceitos foram elaborados, na tentativa de decifrar o que é a vida. Ela, se apresenta e se representa por diversos tipos ideográficos. A vida em si, apresenta diversas direções, onde cada grupo de pessoas, decide seguir. Encontramos na sociedade, diverso tipos de guetos, nichos, hobbies, preferências e gostos, que fazem pessoas seguirem caminhos na vida. O ser humano, tem o seu lado humano, físico, mental, espiritual, sentimental, emocional etc. É aqui onde nos deparamos com a complexidade. Cada um tem critérios próprios de ver a vida e o mundo. Cada pessoa (cabeça) é um mundo. tudo passa a ser ‘relativo’, onde o que afeta uns, não afeta outros, o que é bom pra uns, não é para outros, o que uns gostam, outros rejeitam. O que alguns acreditam, outros não creem.

A vida espiritual do ser humano, pode ser comparada a uma pirâmide, onde cada um, se encontra galgando os degraus. No topo se encontra Deus, representando o grau máximo da perfeição e santidade. A humanidade, consciente ou inconscientemente, encontra-se nos patamares dessa pirâmide. Ao analisar, metaforicamente, esta pirâmide, aprendemos lições maravilhosas.

PIRÂMIDE ESPIRITUAL

1º DEGRAU: Este degrau encontra-se alicerçado na terra. Onde podemos entender, que existem pessoas, com suas vidas completamente presas pelas coisas da terra. Os prazeres, o trabalho, os desejos, os anseios, as emoções, o comportamento e atitude, estão todos, atrelados às coisas deste mundo. Esportes radicais, time de preferência, hobbies, amizades, vícios, costumes, hábitos, tudo está ligado de forma direta e indireta com as coisas materiais. Tudo o que a vida oferece, tem ligação com as coisas do secularismo, do populismo, moda, fama, o sucesso e realização pessoal, são coisas que o foco da mente, dedica 90% ou mais da vida. É quase impossível, viver no mundo, se se envolver com ele. “O mundo trata bem, quem se veste melhor.” “O homem vale pelo que ele possui.” São ditados que delineiam a vida de muitos ou quase todos. Alguns vivem tão envolvidos com o secularismo, que não encontram tempo de pensar em Deus. Muitos são escravos dos prazeres, que não há lugar para Deus. Satisfazer a si próprio, é a religião que o controla. Encontramos pessoas nesse nível, presas nas coisas do mundo. Alguns não acreditam na existência de Deus, outros adoram os astros, outros a natureza, presos a uma espiritualidade que não o aproxima de Deus. A idolatração do ego, tem sido a razão da vida. A religião tem pouco espaço. A visão do mundo é totalmente materialista e secular.

2º DEGRAU: Neste nível, encontram-se pessoas que já se desvencilharam de muitas coisas da terra. Alguns não gostam de times de futebol, cinemas, e muitas outras coisas. Porém, ainda estão focados em certas outras coisas. A religião começa a fazer sentido para alguns. Porém, o materialismo e o secularismo ainda exerce um poder, sobre essas pessoas. Certos tipos de prazeres, ainda escravizam a muitos. Ainda gostam de muitas coisas do mundo. Entretanto, encontramos pessoas, que sentem carência de Deus, ou de algo sobrenatural, espiritual ou religioso. Possuem uma visão da vida e do mundo, um pouco mais elevada do que aqueles que se encontram no primeiro nível. Vêem as coisas e as interpretam de um modo diferente do nível anterior. O seu ego, já não exerce muita força sobre certas coisas. Mas, mesmo assim, ainda são influenciados pelas filosofias do materialismo e do secularismo. Aprenderam a gostar de certas coisas, e pelo processo natural, não conseguem se desvencilhar de vícios, costumes, e mentalidades egoístas. Possuem algum tipo de sensibilidade pelas coisas espirituais.

3º DEGRAU: As pessoas que se encontram neste nível, já não sentem atração por muitas coisas materialistas e seculares. Seu comportamento é moldado por um padrão moral. Embora não se sintam atraídos por certos tipos de prazeres e costumes, o seu foco é o aperfeiçoamento. Visam o futuro com um olhar diferente dos graus inferiores. Primam por princípios elevados, que os tornam mais dignos de admiração. Possuem menos influências do materialismo e do secularismo. sentem mais atração pelas coisas espirituais, são mais religiosos, Deus, passa a ter uma importância maior em sua vida. São mais meditativos, na busca de entender a razão da vida. Um bom número são cristãos. Desenvolvem uma devoção maior que os demais níveis. Compreendem a razão de certos detalhes da vida, dando importância a devidas coisas. Por isso, se aproximam mais de Deus. Entendem melhor o universo da espiritualidade. Alguns são teólogos, pastores, evangélicos, religiosos de diversos segmentos. Muitos apresentam ter alguma experiência íntima com Deus ou com o mundo espiritual. Por causa disto, possuem um bom nível de espiritualidade. Diante disto, vivem em conflito com a carnalidade e a espiritualidade.

4º DEGRAU: Neste nível, mais elevado, encontram-se pessoas que já se desvencilharam de quase tudo da influência do materialismo e do secularismo. Possuem um autodomínio melhor que os demais. Conhecem a técnica da concentração e da meditação. Fogem da influência dos instintos carnais. Neste nível, encontramos os monges, mosteiros, conventos e ambientes de aperfeiçoamentos moral e espiritual. A vida passa a estar ligada diretamente ou indiretamente com a religião, ou com filosofias espiritualistas. Possuem uma dependência da meditação e das pesquisas de coisas espirituais. Tem uma visão da vida mais aprimorada. Não se deixam levar por filosofias mundanas. Sua fraqueza, são as atrofias morais herdadas da formação da educação, que tiveram na infância. Tais coisas, geram conflitos íntimos e pessoais, que guerreiam para ter domínio. O ego, vive em constante batalha para ter uma posição dominadora. Isto leva, alguns, a recorrer à devoção, meditação, e outros processos para vencer esta guerra. A espiritualidade destas pessoas são mais elevada que os demais níveis. A altura deste degrau, fornece uma visão mais apurada da vida e do mundo. Eles conseguem ver coisas, que os demais níveis não conseguem. Ele sentem coisas, que os demais níveis não sentem. Eles se aproximam mais de Deus, do que os demais. Alcançam um aperfeiçoamento melhor que muitos outros.

5º DEGRAU: Neste nível, o mais elevado de todos, encontra-se os porta-vozes de Deus. Homens que andaram intimamente com Ele. Alcançaram uma espiritualidade muito elevada. Pessoas que tiveram contatos direto e indireto com Deus. Pessoas que dialogavam com Ele. Pessoas que receberam revelações específicas. Homens que uniram o mundo material com o espiritual. Neste nível, encontramos os profetas, videntes, missionários, emissários e pregadores. As Escrituras Sagradas classificam estas pessoas como:

  • Homens santos. 2Pedro 1:21 – “Mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.”
  • Profetas – “Se entre vós houver profetas, eu, o Senhor, em visão a ele me farei conhecer ou em sonhos falarei com ele.
  • Servos. – “E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e minhas servas, naqueles dias, e profetizarão.”

Neste nível também, encontra-se pessoas que passaram por uma experiência pessoal com Deus.

  • Enoque, o sétimo depois de Adão. Gênesis 5:24.
  • Noé. Gênesis 6:9
  • Abraão. Gênesis 17:1.
  • Patriarcas, profetas, discípulos de Jesus e os obreiros de Deus.

Neste nível, encontramos o apóstolo Paulo, que alcançou um grau elevado de espiritualidade: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim…” Observe, que as pessoas que alcançam este nível, tem total domínio sobre o seu eu. Se desvencilharam totalmente da influência do eu. Se aproximam muito de Deus. Passam a ter uma conexão maior. Por esta razão, muitas maravilhas e proezas ocorrem com essas pessoas, e por meio delas ocorrem muitas maravilhas. A sombra de Paulo e de Pedro curavam. (Atos 5:15 – 19:11 e 12)

6º DEGRAU EM DIANTE: Todos que alcançam este nível, o pecado, a influência do ego e do mal, não possuem mais força sobre eles. O seu ego é totalmente dominado, a carnalidade, não tem mais força, os prazeres da carne perdem o sentido e a razão de ser. Poderíamos citar o como exemplo, o caso de:

  • Enoque. Gênesis 5:24, onde afirma que Deus o tomou para si, não provando a morte física. Ele foi arrebatado por Deus.
  • Elias. 2Reis 2:11 – Deus o arrebatou num redemoinho, num carro de fogo, levando-o para o céu.

Talvez os degraus aqui apresentados, possam ser demonstrado de maneira diferente. Talvez, possamos acrescentar mais degraus. Porém, medite nessas questões:

  • Em que degrau você se encontra?
  • Quais as coisas terrenas lhe atrai e lhe domina?
  • A que distância você se encontra de Deus?
  • O quanto o materialismo e o secularismo, tem espaço em sua vida?
  • O quanto você alimenta o seu ego?
  • O quanto os prazeres do mundo, exerce força sobre você?
  • As Escrituras Sagradas adverte: “Não ameis ao mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.”
  • Tiago 4:4 – ” Adúlteros e adúlteras, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.”

Cabe a você decidir os caminhos a seguir. Escolher o melhor que lhe convier. Saiba, porém, que suas escolhas, vão definir o seu futuro, é quem vão definir o lado que você escolheu. busque a Deus, com toda sinceridade do coração, que Ele te conduzirá ao melhor futuro, para tua vida.

Qualquer dúvida, ou melhor esclarecimento, acione este endereço:

Comente o que achou:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais
Falsos deuses e suas consequências

Falsos deuses e suas consequências

No livro de Êxodo, capítulo 20, verso 3, alega o seguinte: "Não terás outros deuses diante de mim." Isto pode ser encarado como uma ordem, um pedido, como um conselho

Igreja ou Casa de Deus?

Igreja ou Casa de Deus?

Aparentemente ambas se referem à mesma coisa. Porém, a essência destas palavras tem conotações diferentes. Veja porque: IGREJA: Pode se referir à instituição religiosa na totalidade, que engloba uma comunidade

O Agir de Deus

O Agir de Deus

Eram 10:00 hs. da manhã, o sol ardia na pele, caminhávamos numa rua comercial da cidade. Quando o meu companheiro de trabalho missinário, me tocou apontando para frente: _ Olha

Por que Deus é Deus?

Por que Deus é Deus?

Nos deparamos, na atualidade, com milhares de deuses criados pelo ser humano, na trajetória de sua história. Cada nação ou civilização, moderna ou antiga, possuem os seus deuses representativos na

A ALMA EXISTE?

A ALMA EXISTE?

- O conceito de “alma” como sendo a ‘parte imaterial, espiritual ou consciente de um ser vivo e sobrevive a morte’ é milenar. Conforme os achados e documentários arqueológicos, este

Por que devo acreditar na Bíblia?

Por que devo acreditar na Bíblia?

Nos deparamos, no dia a dia, com um universo de evangélicos, teólogos, padres, pastores, filósofos, eruditos e religiosos de infinitos segmentos, com suas crenças, tradições, cultos e rituais, alicerçados nas