Nos deparamos, na atualidade, com milhares de deuses criados pelo ser humano, na trajetória de sua história. Cada nação ou civilização, moderna ou antiga, possuem os seus deuses representativos na sua cultura, filosofia ou teologia. Existem deuses para todos os problemas da raça humana.
Alguns exercem o politeísmo, onde seus deuses são dedicados para cada dilema humano. Existe o monoteísmo, onde se adora unicamente um Deus, que atende as necessidades de seus adoradores. Existem também aqueles, que não creem, nem admitem a existência de um ser divino. Embora que, o Ateísmo pode ser dividido em diversas ramificações.
O primeiro dilema começa com a crença da existência de Deus. A Ciência moderna, tem oferecido argumentação para alimentar a descrença em Deus. Todavia, a própria Ciência, oferece provas convincentes da existência de um “Designer Inteligente.”
Quando se trilha pelos caminhos da Matemática Quântica, nos deparamos com equações e deduções lógicas que comprovam a existência de uma “Força Suprema”. A Evolução Moderna, não sobrevive sem a existência do “Acaso”, da “Matéria pre-existente”, sem as “Leis Naturais” que regem o universo e sem a “Energia Universal” que faz o universo se mover. Ela está alicerçada nestas quatro colunas.
A palavra “Deus”, tem várias nuances que se enquadram nos conceitos filosóficos, religiosos e cultural das crenças espiritualistas. O conceito de “Deus” ser uma entidade espiritual. Cada pessoa pode ter sua própria interpretação e crenças pessoais com base em suas experiências, educação e valores sobre Deus.
Mas afinal, Quem é Deus? Por que Ele é Deus? – O que O diferencia dos demais deuses, das civilizações antigas e modernas?
a) Vamos partir do existente: O universo e a terra existem. Portanto, eles não surgiram sozinhos, por si próprios. Eles não são auto criadores. Tudo que existe no universo, é composto de: matéria, gases, energias e Leis naturais. Analisando a complexidade de certas coisas existentes, concluímos que tais coisas, possuem inteligência própria. Tudo tem uma razão de ser. O átomo não possui sabedoria própria para formar moléculas. Embora exista a Lei de Repulsão e Atração, todavia, o átomo não tem inteligência para formar certos tipos de moléculas. Observamos que o átomo e suas 17 sub partículas, são a matéria primas para formar substâncias, astros, cosmos, etc. Assim como a madeira não possui inteligência própria para formar um móvel, o mesmo ocorre com a matéria. É necessário um “artesão inteligente”para dar forma e construir objetos.
b) Não tem para onde correr, tudo que existe no universo e na terra, foram criados por um “Arquiteto Universal”. Analisando as coisas existentes, descobrimos o digital do Criador. Os Cosmos e a Natureza, revelam, sem palavras, os atributos de quem os criou. Ao analisarmos a complexidade das coisas existentes, somos capazes de descobrir os atributos do Criador. Essa descoberta, leva-nos a deduzir o seguinte:
c) – Deus existe. Ele possui atributos próprios, que ninguém mais no universo possui. Ele é o único que possui certos atributos que o torna Soberano.
d) Deus, é Deus, por ser o único, no universo, que possui três atributos básicos, que O torna diferente de todos e de tudo:
ONIPRESENTE: Isto é, Ele está presente em qualquer parte do universo, ao mesmo tempo. Nenhum outro possui este atributo.
ONIPOTENTE: É o único que é a Fonte das Forças, existentes no universo. Toda energia para existir, tem que ter uma fonte produtora. Ele é a Fonte produtora universal de todas as energias existentes. Não existe nenhum outro que se iguale a Ele.
ONISCIENTE: Isto é, Ele sabe o começo e o fim de tudo criado. Ele é ATEMPORAL. Isto é, Ele não é limitado pelo tempo. O passado, o presente e o futuro, para Ele é o Hoje.
É ETERNO: Para ser Deus, Ele não pode ter duração limitada pelo tempo. Um deus que morre, no decorrer do tempo, não pode ser Deus. Ele é imortal.
ILIMITADO: Não existe nada que ponha limite sobre Ele.
INCOMENSURÁVEL: Isto é, aquele que não se pode medir. Não existe maneiras ou métodos que possa medir os seus atributos e poder.
TODO-PODEROSO: Não existe no universo, algo ou alguém que possa ter mais poder que Ele. Se tiver, Deus passaria a ser inferior ao outro. Por causa disto, para Ele, não existe o impossível. Ele pode tudo.
INSONDÁVEL: A criatura não tem capacidade para sondá-Lo. Pois Ele pertence a uma dimensão completamente diferente da criatura. Jamais a criatura alcançará a dimensão divina. Se isto fosse possível, Deus deixaria de ser o que é, e a criatura alcançaria o patamar de Deus. A criatura, passaria a entender a estrutura da natureza de Deus.
PORQUE DEUS, É DEUS?
1) Por não existir outro que possua tais atributos, se semelhando a Ele.
2) Por ser Soberano em todos os parâmetros que se possa definir.
3) Por ser o Criador do universo e da terra.
4) Por ser Infinito.
5) Por ser o único que o Altíssimo.
6) Por ser Supremo a tudo e a todos.
7) Por estar em uma dimensão transcendental, muito além de Suas criaturas,
8) Por ter o domínio sobre tudo o que criou, quer seja o visível, como o invisível.
9) Por estar além da imaginação de suas criaturas.
10) Por ser incomensurável, insondável e ilimitável.
Não há nada, nem ninguém que possua tais atributos. Por essa e muitas outras razões: Deus, é Deus, por ser o que é.