Aparentemente ambas se referem à mesma coisa. Porém, a essência destas palavras tem conotações diferentes. Veja porque:
- IGREJA: Pode se referir à instituição religiosa na totalidade, que engloba uma comunidade de fiéis que compartilham crenças religiosas e práticas espirituais sob uma mesma liderança religiosa. Por exemplo, a Igreja Católica, Igreja Protestante, Igreja Ortodoxa, entre outras. Nem sempre é obrigado a se referir a um templo. Neste raciocínio, subentende-se que “igreja” seja o mesmo que “denominação,” ou “organização religiosa.” As Escrituras Sagradas, no Novo Testamento, trazem mais de 74 textos que fazem aplicações sobre esta palavra: (Mateus 16:18) “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha IGREJA, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” Os evangélicos entendem que Jesus se referia a si e não a Pedro, porque: (Atos 4:11) O próprio Pedro revela que Jesus se referia a si próprio, quando usou a palavra “pedra.” Veja o que ele diz: “Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina.” Conclui-se que: a) Jesus iria construir sua igreja. Por isso o “cristianismo” tem sua base e origem em Cristo. b) Neste caso, a palavra “igreja” tem aplicação na pessoa de Cristo. (Atos 11:22) “E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da “igreja” que estava em Jerusalém, e enviaram Barnabé à Antioquia”. Observe que esta palavra se refere a um grupo de pessoas, diversos textos bíblicos tratam um grupo de pessoas que se reúnem, como “igreja.”
- CASA DE DEUS: Pode ser entendido como o espaço físico. Templo, Igreja, Sinagoga, Mesquita, etc: Muitas religiões possuem edifícios específicos destinados ao culto. Esses lugares são considerados sagrados e são frequentemente chamados de “Casa de Deus” porque são espaços dedicados ao louvor e adoração. As pessoas se reúnem nesses locais para participar de rituais religiosos, orações e celebrações. As Escrituras fazem um paralelo entre a “Casa de Deus” e a “igreja”.
- Veja: (1 Timóteo 3:15) “Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na ‘Casa de Deus’, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.”
- (1Pedro 4:17) “Porque já é tempo que comece o julgamento pela ‘casa de Deus’ e, se primeiro começa por nós, qual será o fim daqueles que são desobedientes aos Evangelhos de Deus?” Observe que o termo “Casa de Deus” faz referência aos cristãos. Em resumo, a diferença entre “igreja” e “casa de Deus” depende do contexto em que esses termos são utilizados. “Igreja” pode se referir tanto à instituição religiosa quanto ao edifício de culto, enquanto “Casa de Deus” geralmente se refere ao local físico destinado ao culto e à adoração.