No livro de Êxodo, capítulo 20, verso 3, alega o seguinte: “Não terás outros deuses diante de mim.” Isto pode ser encarado como uma ordem, um pedido, como um conselho ou com uma orientação.
- Por que Deus pede adoração exclusiva?
- O que levou Deus a fazer esta solicitação?
- Qual a implicação deste conselho divino?
Só Deus, o Criador do universo, é o verdadeiro Deus. (João 17:3 — Romanos 3:4 –1Tessalonicenses 1:9 — 1João 5:20)
Ora, se Deus é o único Deus verdadeiro, então, conclui-se que todos os demais, são falsos. Adorar um deus falso, traz sérias consequências para a vida. Deus sabe o quanto isto pode afetar suas criaturas. Na pretensão de livrar suas criaturas das consequências maléficas desses falsos deuses, Ele faz este pedido. Isto é algo tão importante, que a ordem foi colocada em primeiro lugar, entre os Dez Mandamentos. Por que não se deve adorar a falsos deuses?
- Eles são falsos e não “o verdadeiro.”
- Eles tendem a ocupar o lugar, que só pertence a Deus. Eles querem ser o primeiro.
- Desviam o foco do verdadeiro Deus, conduzindo para os falsos.
- Eles enganam, quando ocupam o lugar de Deus no coração.
- Expulsam Deus do primeiro lugar.
- Vendem uma ilusão, quando levam o homem a devoção.
- Manipulam a fé da pessoa.
- Desvia a pessoa de servir e adorar ao verdeiro Deus.
- Distanciam a pessoa de Deus.
- Todos os falsos deuses foram inventados pelo homem.
- São inimigos de Deus.
- Degeneram a espiritualidade do homem.
- Afetam o caráter e a personalidade de forma direta e indireta.
- Entorpece o cérebro, induzindo a práticas duvidosas.
- QUEM SÃO ESTES FALSOS DEUSES?
Todo aquele ou qualquer coisa que tire Deus do Seu devido lugar. Os falsos deuses, são frutos da imaginação humana. Eles se apresentam em várias áreas da vida humana:
MATERIAL – quando são visíveis e palpáveis, tais como animais, ídolos, guerreiros, objetos e astros.
IMATERIAIS – Quando envolve o emocional, sensorial, mental e o espiritual.
Deuses antigos:
As civilizações antigas, criaram deuses, com aparência humana, animal ou unindo os dois ao mesmo tempo. Metade bode, e a outra humana. Também criaram deuses em forma de dragões, animais voadores, peixes com expressões humanas. Os africanos, criaram orixás, guerreiros, que atuavam nos fenômenos da natureza e nos dias da semana. Incluem sereias e outros animais com características especiais. O Egito, Babilônia, persas, gregos, romanos e outros, com suas mitologias, tentavam explicar os fenômenos naturais e tentavam suprir as carências humanas.
- Mitologia Grega: Zeus, Hera, Atena, Apolo, Afrodite, Poseidon, Ártemis, Hermes, entre outros.
- Mitologia Romana: Júpiter, Juno, Minerva, Apolo, Vênus, Netuno, Diana, Mercúrio, entre outros.
- Mitologia Egípcia: Rá, Ísis, Osíris, Hórus, Anúbis, Hathor, entre outros.
- Mitologia Nórdica: Odin, Thor, Freyja, Loki, Frigg, Tyr, Balder, entre outros.
- Mitologia Hindu: Brahma, Vishnu, Shiva, Lakshmi, Parvati, Ganesha, entre outros.
- Mitologia Celta: Lug, Brigid, Cernunnos, Morrigan, entre outros.
- Mitologia Mesopotâmica: Marduk, Ishtar, Enlil, Inanna, entre outros.
- Mitologia Chinesa: Yu Huang, Guan Yin, Nuwa, Lei Gong, entre outros.
- Mitologia Africana: Orixás, Iemanjá, etc.
Esses são apenas alguns exemplos, e cada cultura antiga tinha seu próprio panteão de deuses e deusas, muitas vezes associados a diferentes aspectos da natureza, eventos cósmicos, aspectos humanos e valores culturais.
Deuses modernos:
A civilização contemporânea, também criou os seus deuses:
- A beleza, onde abrange a moda e as artes,
- Os astros do cinema e da música, onde incluem atores, atrizes, cantores, cantoras, etc.
- Novelas, filmes, esporte, bebidas, drogas e certos hábitos.
- A tecnologia, a mídia, os vícios, os prazeres, o dinheiro, o status, a riqueza, etc.
- A idolatria, iconolatria e a egolatria.
Todos e tudo isto, foram inventados e desenvolvidos pelo ser humano. Todos, desviam o homem de Deus. Existem aqueles que são vítimas ou escravos da ganância, ambição, inveja, ciúmes, ódio, rancor, etc. Estes, são deuses que expulsam Deus do coração humano. São sentimentos endeusados.
Quando Deus pede: “Não terás outros deuses diante de mim. Assim o pediu, porque sabe os malefícios que esses deuses fazem ao ser humano. Afastar-se de Deus, é o mal que degenera o caráter e a conexão com Ele. Diz a minha filha: “Quanto mais nos afastarmos de Deus, mais perdemos a noção do que é certo e do que é errado.” Afastar-se de Deus, leva-nos à rebelião e a desobediência, tornando-nos adversários de Deus. Ao criar o homem, Ele, implantou no seu interior, o instinto de ‘adoração’ e ‘devoção’, com o propósito de induzir homem a viver conectado com Ele. Quem vive conectado com Deus, recebe bênçãos especiais, que conduz à sobrevivência, paz, harmonia, prosperidade e felicidade.
Eis aqui a razão porque Deus aconselha, pede e ordena a não buscarmos outros deuses. Deus não precisa de adoração, para ser o que Ele é, mas, exige adoração exclusiva, na pretensão de ajudar o homem na sua trajetória de vida. É na adoração, que o homem reconhece sua posição de criatura, ao enaltecer o Criador. Ela faz o homem se curvar, sufocando o seu ego, para engrandecer o supremo, o Todo-Poderoso. Isto molda o caráter do homem ao se aproximar de Deus, para receber bênçãos especiais. O homem perde muito, quando se afasta de Deus, tornando-o uma presa fácil para o adversário de Deus. Por isso, Deus abomina tudo o que pode levar o homem a se afastar Dele.
Quando no princípio, o homem se rebelou contra Deus, desobedecendo suas orientações, mesmo caído, ao tornar-se escravos da desobediência, mesmo assim, Deus não deixou de amar ao ser humano. A Bíblia diz: “Deus amou ao mundo de tal maneira, que enviou Seu Filho para salvar o homem.” (João 3:16) Os falsos deuses, além de enganar, escravizam o homem na desobediência, degenerando o seu caráter, destruindo a imagem e semelhança a qual ele foi criado. Partindo deste estado degenerado, o homem passa a refletir a imagem e semelhança do mal que ele pratica. Nota-se, ao longe, a pessoa que reflete a expressão do mal. Além de ficarem mal-encarados, suas expressões e comportamentos revelam a quem ele serve. Eis aqui as consequências de servir e adorar a falsos deuses. O mal é uma escada que muitos vão galgando degrau a degrau. Inconscientemente, aquilo que achamos ser inofensivo, e que ‘não tem nada a haver’, estes conceitos, vão pouco a pouco nos conduzindo para o abismo.
- Você entendeu por que não devem ter outros deuses, diante de Deus?
- Entendeu por que Deus, pede para não nos desviarmos Dele?
- Entendeu por que este mandamento, foi colocado em primeiro lugar?
- Entendeu a sua importância?
Decida hoje, e agora, ter deus em primeiro lugar. Servir e adorar unicamente ao único e verdadeiro Deus. Agora você já entende o que é: “Não terás outros deuses diante de mim.” (Exodo 20:3)